top of page
  • Foto do escritorGPE

Pesquisas Eleitorais X Urnas da GPE/Sócio Estatística 3

Agenor Gasparetto, Sociólogo


Como é praxe desde a criação do instituto, em 1990, após cada eleição, no formato jornal impresso e, atualmente, por mídias eletrônicas, realizamos uma balanço, comparando resultados das urnas em relação à pesquisa registrada ou à última pesquisa realizada nos municípios. Neste texto apresentamos os dados de Valença (Tabela 6) e Maragogipe (Tabela 7), registradas no TSE.


Resultados da pesquisa registrada e das urnas em Valença - Eleições 2020

Em Valença, o prefeito Ricardo Moura, com avaliação tendendo fortemente ao negativo, não reunia condições objetivas para a reeleição ou fazer sucessor. Ficou em terceiro nas pesquisas e nas urnas. A disputa oscilava entre a ex-prefeita Jucélia Nascimento e Jairo do Banco do Brasil. Na fase final da campanha, Jairo descolou e se afirmou na liderança com razoável folga. Resultados confirmados pelas urnas.


Resultados da pesquisa registrada e das urnas em Maragogipe - Eleições 2020

Em Maragogipe, a prefeita Vera possuía uma avaliação tendendo fortemente ao positivo. Reunia condições objetivas para fazer sucessor. O seu candidato, na medida em que foi sendo apresentado e associado à prefeita, cresceu nas pesquisas. Pesquisa confirmada pelas urnas.

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page